segunda-feira, 4 de junho de 2018

Autor destaque

Portal Paulinas


Peter O’Sagae nasceu em Marília e atualmente mora em São Paulo, onde veio para estudar, em 1988, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mas desistiu do curso de Publicidade e Propaganda, após dois anos, recomeçando com Rádio e Televisão, incluindo em seu currículo aulas de literatura infantil da Faculdade de Letras. Fez estágio na Rádio Cultura FM e, em dezembro de 1990, estreava como produtor e roteirista da série Opus Um: música clássica para crianças, escrevendo e adaptando histórias para obras de Ravel, Mussorgsky, Villa-Lobos, Meschwitz, Vivaldi... Já o ano de 1993 foi significativo: com o ciclo No Balanço do Balaio, introduziu canções folclóricas e poesia infantil na grade de programação da emissora. Descobriu, em meio às atividades de assistente e, depois, produtor, a magia de desenhar na mente dos ouvintes com música, palavras e ruídos; criou audições radiofônicas para comemorar os aniversários de Antoine de Saint-Exupéry, Chaplin, os 20 anos do Teatro Ventoforte, o Dia Mundial da Criança do Unicef. Em outra oportunidade, em 1997, desenvolveu a série Sonhamundo para a Rádio USP.

Encaminhando-se para os estudos de literatura comparada, concluiu mestrado em 1998 e doutorado em 2008. Foi professor de letras, pedagogia e comunicação; ministrou cursos e oficinas para formação de professores de língua portuguesa e mediadores de leitura; colaborou como assessor técnico-acadêmico do Programa Nacional do Livro e Leitura – PNLL, entre 2006-2009. Já nas questões do livro para crianças e jovens, atuou frente ao mercado editorial como tradutor, leitor crítico e consultor; foi jurado do Prêmio Jabuti, Barco a Vapor e Prêmio Brasília; colaborador de diversas listas da imprensa e resenhista da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil da B.I.J. Monteiro Lobato.

Exatamente há 25 e 20 anos, conquistou duas distinções importantes relativas às suas primeiras atividades: o Prêmio de Rádio da VI TRIMALCA – Tribuna de Música para a América Latina e Caribe 1993, incentivo do Conselho Internacional de Música – UNESCO, pelo programa O boi e as paragens do bumba, na categoria de música étnica e raiz folclórica; e o Prêmio Esther Scliar de Educação Musical, concedido pela Escola de Música Villa-Lobos do Rio de Janeiro, em 1998, pelo artigo O texto musical, escrituras do tempo... leituras. Venceu uma edição do Concurso Leia Comigo promovido pela FNLIJ, em 2005, com o relato Linha a linha, Yolanda entrelaça.

Dos projetos pessoais, idealizou os portais O Caracol do Ouvido (1998-2005) e Dobras da Leitura (2000-2012), reduzindo este à divulgação como Dobras da Leitura O’Blog. Com as mudanças na cena editorial, nos últimos anos, Peter vem empregando mais tempo à própria criação e à tutoria literária, principalmente através da oficina Escrever para Crianças, de onde surgiria o coletivo BabaYaga, atento ao circuito de produção impressa independente.

Tem assim publicado Bartolo Burtopelo, ilustrado por Suryara (conto de esperteza, 2016), Admirar não é segredo, com poemas dedicados à escritora e ilustradora Angela Lago, e, na sequência deste 2018, três títulos que resgatam brinquedos falados e cantados do nosso folclore: Com quem vai casar a Dona Pepitinha? (parlenda), Pé de cantiga, pé de passarinho (quadrinhas) e Ah, essa eu sabia! (livro de adivinhas comemorando o trabalho pioneiro de Veríssimo de Melo). Para o final do ano, Quitéria vai à guerra, pela editora Solisluna.

Todos esses caminhos reverberam afetivamente no livro Uma noite para João e outros poemas, com ilustrações de Sandra Jávera, publicado por Paulinas Editora, que recebeu em 2017 o selo Seleção Cátedra 10, concedido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e pela Cátedra UNESCO de Leitura.


Online: https://www.paulinas.org.br/editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário