segunda-feira, 7 de outubro de 2019
em primeira pessoa
Nasci em Marília e vivo atualmente em São Paulo, onde comecei a estudar literatura para crianças, nos idos de 1990. Sou formado em Comunicação Social, mestre e doutor em Letras (USP, 2008).
Trabalhei junto à área editorial por mais de 15 anos, tendo sido professor de literatura infantil e outras disciplinas em letras, pedagogia e comunicação, além de cursos e oficinas para formação de professores e mediadores de leitura. Entre 2006 e 2009, fui assessor técnico-acadêmico do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL. Participei do júri literário do Barco a Vapor (2007-11), Prêmio Jabuti (2008-12), Prêmio Brasília (2012-13); ainda integrei, em 2011, a equipe responsável pela Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, da BIJ Monteiro Lobato.
No início da carreira profissional, fui roteirista, produtor e diretor de alguns programas na Rádio Cultura FM de São Paulo, além de colaborador na USP FM, aprendendo a desenhar na mente dos ouvintes através das séries Opus Um, No Balanço do Balaio e Sonhamundo.
Na Internet, criei os sites O Caracol do Ouvido (1998-2005), Dobras da Leitura (2000-2012), vindo migrar para a comunicação ligeira no formato blog com o Resumo do Cenário e, hoje em dia, apenas o Dobras da Leitura O'Blog.
Desde 2014, tenho empregado maior tempo à criação e à tutoria literária através da oficina Escrever para Crianças, de onde surgiu o coletivo BabaYaga (2016). Mais recentemente me afinei com o desenvolvimento de livros artesanais e mantenho uma parceria com a ilustradora Suryara. Nossos trabalhos podem ser visto no endereço dos 2 no Telhado.
Recebi alguns prêmios em áreas bastante distintas como meus interesses: 1º lugar do Prêmio de Rádio da VI Tribuna de Música para a América Latina e Caribe - TRIMALCA 1993, promovida pelo Conselho Internacional de Música - CIM/UNESCO, na categoria Música Étnica e Raiz Folclórica; o I Prêmio "Esther Scliar" de Educação Musical, 1998, da Escola de Música Villa-Lobos (SEC/Rio de Janeiro e Funarj); e primeiro lugar no IV Prêmio Leia Comigo, 2005, conferido pela FNLIJ, na categoria Ficção, com Linha a linha, Yolanda entrelaça.
Como autor, duas vezes, recebi o selo Cátedra 10 Seleção, concedido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e pela Cátedra UNESCO de Leitura, às seguintes obras: Uma noite para João (2017) e Os convidados da Senhora Olga (tradução, 2018).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário