sexta-feira, 10 de agosto de 2018

A primeira Bienal do Livro do João


E Jesus, quando menino, também tinha medo de bicho-papão? Esta é uma pergunta que eu poderia ter feito antes de abrir o livro e ler alguns poemas. Mesmo num jogo bastante rápido de mobilizar conhecimentos, numa situação informal de leitura, é notável que as crianças não tenham dificuldade para pensar que Jesus teve uma infância própria. E brincava? Sim, de pega-pega e esconder foram as brincadeiras mais “recordadas”, mas também de carrinho e rolar na lama na beira de um riacho após uma madrugada chuvosa... O que demorou um pouco mais para imaginar foi alguma brincadeira de manualidade, com as mãos: moldar objetos ou bichos com barro, como se brincava de argila, como se brinca de massinha colorida.


Não é fácil ler poesia em meio ao barulho de uma feira, mesmo sendo uma feira de livros! Porém um, dois, três olhares já compensam o esforço – e comprovam e também ensinam o quanto a literatura é ainda uma arte de abraços invisíveis através dos ouvidos... Perguntei às crianças se era possível se lembrar do dia que nascemos, onde elas estavam antes: na barriga, no útero, na "pança" de nossa mãe. E antes? A imaginação aponta o céu como um lugar – simbólico, sim, teológico, talvez. E o que fazíamos no ventre ou no alto do espaço? Dormíamos, éramos alimentados... Quem dorme, sonha? E aqui estou eu na abertura do livro com o poema “Entre os sonhos do João”.

Foram seis pequenas turmas escolares de crianças entre 5 e 11 anos que visitaram o estande da Paulinas Editora, nesta última quarta-feira, 8 de agosto, durante a 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Fotos do Marco Asa.


Uma noite para João e outros poemas nas mãos de quem faz um livro voar. Esta é parte da equipe de divulgação, vendas, marketing, junto do editorial de literatura da Paulinas Editora. Reginaldo, Celmo Carlesso, Rodrigo, Zé (meu parceiro de Lavra-Palavra), irmã Goretti Oliveira, Rosângela Luchesi, irmã Cátia Cappellari. E cadê a Luciana Sales?

Veja e leia 5 poemas ilustrados por Sandra Jávera para leitura na tela...

E [aqui tem um conto] com três papões procurando o Menino Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário