sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Saíram os vencedores dos Concursos FNLIJ 2005

Fundação Nacional do do Livro Infantil e Juvenil - nov.2005

Mais uma vez, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ selecionou os vencedores dos Concursos FNLIJ de 2005, voltados para a valorização da leitura entre crianças e jovens brasileiros. Os concursos realizados anualmente pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil estão atraindo cada vez mais concorrentes em todo o País. Em duas cerimônias realizadas durante o 7º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, estiveram presentes os vencedores do 4º Concurso FNLIJ Leia Comigo e do 10º Concurso FNLIJ Melhores Programas de Incentivo à Leitura.

O 10º Concurso FNLIJ Melhores Programas de Incentivo à Leitura a Crianças e Jovens de todo o Brasil, realizado em parceria com a Petrobrás, recebeu 68 projetos, com participantes de todas as regiões brasileiras. O primeiro lugar ficou com o Programa de Bibliotecas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, MG. Pra que ensinar Literatura pra quem carrega saco nas costas?, da Secretaria de Estado da Educação, de São Paulo – Coordenadoria de Ensino do Interior – Diretoria de Ensino de Votorantim – E. E. Prof. Carlos Augusto de Camargo, em Piedade, SP, ficou com o 2º lugar. E como 3º lugar, foi premiado o Mundo da Leitura, do Centro de Referência de literatura e Multimeios, de Passo Fundo, RS. Como Menções Honrosas, dois programas foram selecionados: Ler é da Hora, da E. E. Profa. Ephigênia Cardoso Machado Fortunato, de Bariri, SP e Primeiras Leituras, da Escola Americana do Rio de Janeiro, RJ.

O 4º Concurso Leia Comigo FNLIJ recebeu 42 textos nas categorias Relato Ficcional e Relato Real. Os primeiros lugares ficaram com o texto ficcional Linha a linha, Yolanda entrelaça, de Peter O’Sagae, de São Paulo (SP); e com o relato real Para que serve um sorriso?, de Glória Radino, de Assis (SP). O Projeto Luz & Autor em Braille, de Dinorá Couto Cançado, do DF, recebeu Menção Honrosa, na categoria relato real.

O vencedor do 2º Concurso Curumim FNLIJ foi Beatriz Sales da Silva, da E. E. Indígena Xucuri Kariri Warcanã de Aruanã, de Poços de Caldas, MG. O 2º Concurso Tamoios FNLIJ, destinado a autores indígenas e realizado em parceria com o Inbrapi – Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, teve 1 concorrente, sem vencedor.

O vencedor do Concurso Nossa Leitura do 7º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, destinado às escolas e/ou aos professores que visitaram o Salão 7o FNLIJ, foi a professora Regina Fátima, da UMEI Neusa Brizola, de Niterói, RJ..A cerimônia de entrega do Nossa Leitura está prevista para o dia 18 de abril, dia de Monteiro Lobato, na UMEI Neusa Brizola,em Niterói.

* Informes FNLIJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário