terça-feira, 2 de março de 2010

De volta para casa

Rogério Lacanna/Folha Imagem



Avião da FAB com 30 brasileiros resgatados no Chile chega a SP
Do UOL Notícias * Em São Paulo - 02/03/2010 - 05h10

O avião com 30 brasileiros que estavam no Chile chegou por volta das 2h30 da madrugada desta terça-feira (2) na base aérea de São Paulo, ao lado do aeroporto de Guarulhos. Eles vieram no avião reserva da FAB (Força Aérea Brasiliera) que acompanhava a aeronave do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita feita ao Chile ontem.

De acordo com a assessoria da presidência, o grupo de escritores que participava de um congresso de literatura no Chile está entre os que embarcaram no país na noite de ontem. Além deles, foram selecionadas pessoas que deixaram seus nomes em uma lista na embaixada brasileira no Chile — idosos, gestantes e crianças foram priorizados.

De acordo com o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, todos os brasileiros que participaram do Congresso Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil voltaram no voo da FAB. "Depois de tanta confusão, finalmente chegamos em casa", disse Castilho à Folha Online.

Além dele, estavam no voo as escritoras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado; a especialista em Monteiro Lobato, Marisa Lajolo; a ilustradora Ângela Lago; Tânia Rösing, organizadora da Jornada de Passo Fundo (RS); Peter O'Sagae, do site Dobras da Leitura; e a secretária executiva da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) Elizabeth Serra. Idosos, crianças e uma mulher grávida também retornaram ao Brasil.

Castilho disse que o embarque em Santiago, apesar de "pouco convencional", foi tranquilo, assim como o voo. Segundo o Itamaraty, no Chile, verificou-se que havia lugares vagos no voo da comitiva presidencial e foi decidido que o grupo de brasileiros poderia embarcar na aeronave.

*Com informações da Folha Online, Agência Estado e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário