terça-feira, 15 de outubro de 2013

dia dos professores

Quase sempre estudei em escolas públicas e tive professores que transformaram meu caminho. Maria da Graças no ensino das primeiras letras, o E escondido na tromba do elefante, Dona Diva na regência da quarta série e sua sensibilidade austera ao me encontrar encostado no tédio das paredes brancas, depois da lição feita, estendendo-me cadernos de desenho para não perturbar o tempo...

Depois a escola se abriu em matérias e professoras, mas não me encantei com artes, nem educação musical, nem geografia, e descobrir que a língua portuguesa dominava os horários entre outras disciplinas foi uma tristeza! Meu espírito encantou-se com a matemática de Teresa Hiratsuka, os problemas lógicos, os números reais e imaginários, o que me permitiu participar de certas Olimpíadas e chegar ao sétimo lugar no concurso das regionais. A mulher que calculava me falava muito de Malba Tahan! E, como as ciências se dividem, Dona Creuza trouxe-me o desejo do colecionador de pedras e de folhas, em diferentes anos; a jovem professora Hisae me levou a pesquisar velhas revistas e enciclopédias para descobrir a existência do ornitorrinco e outros animais estranhos. Percebo como as palavras esdrúxulas do estudo das rochas, da biologia animal e da botânica me excitavam! E Ana Maria dispensou o currículo obrigatório da oitava série e levava os alunos rumo às leis da genética. Nas manhãs quando éramos terríveis, ela rezava Ave Maria em francês...

O caráter dócil da língua e a compreensão da literatura vieram com Yolanda Kinuyo Matsuda, a partir da sétima série, para depois firmarem-se comigo nas aventuras pelos mares de Camões até as lágrimas e chuvas do Romantismo com Ayako Rosa Bissoli, depois as revisões para o vestibular com a voz tronitruante de Cilene Araújo, em vestidos e saias godê duplo e indefectíveis sapatilhas douradas.

Agora, mais abaixo, reapresento o texto "Linha a linha, Yolanda entrelaça" que, em 2005, ganhou o IV Concurso Leia Comigo! promovido pela FNLIJ, na categoria ficção, ainda que o tivesse inscrito em relato de experiências. Só preciso acrescentar algumas informações curriculares curiosas: esta Yolanda foi aluna de Nilce Sant'Anna Martins, Ataliba Castilho, Décio Pignatari... ao que parece, nenhum fio deve se perder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário