sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Onde a força não perece.

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino é uma data proclamada pela Organização das Nações Unidas, em dezembro de 1977, levando adiante uma ideia de garantia à autodeterminação dos povos e pelo não-uso de armas de destruição em massa, sobrepondo-se ao 29 de novembro de 1947, quando, em Assembleia geral, a mesma ONU votou pela Resolução 181, determinando a partição das terras da Palestina em dois Estados. Ao povo israelense, 56% contra 44%, para a população árabe, por assim dizer. Já inicialmente, as forças sionistas lograram ocupar 78% do território, o que implicou na expulsão dos palestinianos das terras designadas a eles, refugiando-se em acampamentos na Cisjordânia, Gaza, Líbano, Jordânia e Síria.

29 de novembro é uma data que se preenche de significados e contradições dentro da História das fronteiras internacionais. O apoio e a solidariedade, na forma de visibilidade do Estado da Palestina e seu povo, são importantes para acompanharmos sua luta anticolonial, estarmos junto a homens e mulheres que sempre souberam alçar grito e presença, em voz alta, arte, debate, política, literatura, onde mesmo não pareça existir espaço para metáforas. Onde a força não perece.

IMAGENS

Stop the war on Palestian children
Emma Gascó (Espanha) @emmagasco
2024 @flyers_for_falastin

Palestine Lives
Kamal Boullata: imagem alusiva aos 10 Anos da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), por ocasião do discurso proferido durante a Assembleia Geral da ONU, em novembro de 1974. The Palestine Poster Project Archives | PPPA

Menino usa uma funda para atirar pedras em soldados das FDI, durante confrontos após um protesto perto de Nablus (Cisjordânia), em 2014. Foto: Agência Reuters.

Guernica in Gaza
Luca di Napoli @vladoskino
2024 @flyers_for_falastin

Solidariedade, não caridade: uma mulher e os seus filhos num dos abrigos da UNRWA, a leste da Cidade de Gaza, depois de residentes das regiões orientais terem sido sujeitos a deslocamento forçado. Foto: Al Jazeera / Agência de Notícias da Anatólia, por Walla Karaja, em 14 de maio, 2021 @wkaraja

//
pesquisas para
#umacartaparaduascrianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário