quarta-feira, 30 de abril de 2008

Traçando Histórias: inovações em 2008

Câmara Rio-Grandense do Livro - Folha do Livro 6 - 30/04/2008

Realizada a cada dois anos dentro da programação da Feira do Livro, a Traçando Histórias, considerada como a mais importante exposição de ilustrações de literatura infantil e juvenil promovida no Brasil, chega a sua sexta edição repleta de novidades. Este ano, durante a 54ª Feira do Livro, a mostra deverá ser instalada em um novo espaço amplo e funcional, na área central do Cais do Porto, na Área Infantil e Juvenil, a fim de potencializar a visitação escolar. Lá, serão exibidos trabalhos originais de 40 ilustradores de vários estados brasileiros.

As três primeiras edições da mostra ocorreram na Praça da Alfândega, com reproduções. Em 2004, foi realizada nas Salas Negras do Museu de Arte Ado Malagoli (Margs) e, em 2006, no Átrio do Santander Cultural. Em ambas as ocasiões, foi editado catálogo de 96 páginas, criado pelo designer Alex Medeiros, que tem tido ampla repercussão no Brasil e no exterior. Além do novo local, outra inovação será o caráter itinerante que a mostra passa a ter. Por meio de uma versão digitalizada, uma coleção dos trabalhos expostos irá circular entre eventos relacionados com o livro no Estado e no País e outras duas serão disponibilizadas ao Ministério das Relações Exteriores. Até o momento, 25 postos do serviço exterior brasileiro, entre embaixadas, consulados e vice-consulados, já manifestaram seu interesse em receber a exposição.

Conheça os ilustradores que participam desta edição: Ana Terra, André Neves, Andrés Sandoval, Cárcamo, Celso Sisto, Ciça Fittipaldi, Eliardo, Elisabeth Teixeira, Ellen Pestili, Elma, Eva Furnari, Fernando Vilela, Flavio Fargas, Anna Göbel, Guazzelli, Guto Lacaz, Guto Lins, Ivan Zigg, Janaína Tokitaka, Laurabeatriz, Lúcia Hiratsuka, Marcelo Xavier, Maria Eugenia, Mariana Massarani, Marilda Castanha, Mauricio Veneza, Michelle Iacocca, Nelson Cruz, Odilon Moraes, Pedro Rafael, Renato Alarcão, Ricardo Azevedo, Rodrigo Rosa, Roger Mello, Rosinha Campos, Salmo Dansa, Suppa, Tati Móes, Victor Tavares e Virgilio Neves.

Mostra terá programação paralela

Profissionais ligados à produção de livros para a infância e profissionais do ensino, professores-pesquisadores, professores, bibliotecários, responsáveis por animação cultural, assim como estudantes, estagiários e interessados nas referidas áreas, poderão participar dos encontros da programação paralela da mostra. De 10 a 12 de novembro, serão realizadas atividades, como minicursos, oficinas, mesas-redondas e painéis, que contarão com a participação de oito ilustradores convidados, de ilustradores locais e da especialista portuguesa Maria José de Sottomayor, entre outros.

A programação, que terá caráter de curso de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será dividida em dois módulos: módulo I (minicursos de 16 horas) e módulo II (oficinas, mesas-redondas e painel – 14 horas). Cada participante poderá se inscrever em cada um dos módulos ou em ambos. Em cada módulo será exigida a freqüência de 80% da carga horária para a concessão do certificado de participação. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas para cada minicurso, 40 para cada oficina e 200 para as demais atividades. Há necessidade de inscrição apenas para aqueles que desejem participar dos módulos I e/ou II do evento para obtenção do certificado. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 1º de setembro pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br ou pelo telefone (51) 3225.5096 (com André).
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário