quinta-feira, 5 de maio de 2011

Livro-imagem: o que há pra ler

São Paulo


Nem sempre as histórias são contadas por palavras. Com uma linguagem própria, as imagens constroem narrativas que exigem mais que um lance de olhar para serem lidas. A formação de leitores requer, portanto, um trabalho delicado na apreciação de imagens por parte de educadores e de profissionais do livro. Contudo, muitas vezes elas são tidas como meras ilustrações dos textos e o espaço dos livros-imagem ainda é pequeno nas escolas e no mercado. Assim, com a proposta de discutir a importância do livro-imagem na formação da criança e os motivos da dificuldade de inserção desse tipo de produção no mercado, a Com-Arte Jr convida para uma mesa redonda Luciano Guimarães, Peter O’Sagae e Isabel Coelho.

A Com-Arte Jr é a empresa júnior do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP. Além de prestar serviços, a empresa organiza eventos com a intenção de promover o curso de graduação, contribuir com a formação discente e propor debates relevantes.

Luciano Guimarães é professor dos cursos de Jornalismo e Editoração da USP, pesquisa e atua na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Visual e Design Editorial, Teoria da Cor e Teoria da Imagem.

Peter O'Sagae idealizou a página Dobras da Leitura, trabalha como leitor crítico e consultor na área editorial, doutor em letras pela FFLCH/USP, professor e comentarista de literatura infantil, jurado em diferentes edições do Prêmio Jabuti e do Prêmio Barco a Vapor.

Isabel Lopes Coelho é editora dos livros infantojuvenis na Cosac Naify desde 2005. Formada em jornalismo pela PUC-SP, tem mestrado em literatura francesa pela FFLCH/USP. Escreve artigos para revistas e ministra palestras sobre literatura infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário