terça-feira, 11 de outubro de 2011

um novo feixe

oficina na rede ;-)


Fui para Caxias do Sul participar do 18º Encontro do PROLER, entre os dias 6 e 8 de outubro, com a oficina “Caiu no livro é feixe... de imagens e histórias”, compartilhando 3 objetivos a partir do ponto de vista das participantes: conhecer diferentes modos de organização das narrativas visuais; avaliar os livros de imagem, estabelecendo critérios de leitura para escolha e encaminhamento de atividades junto às crianças e jovens; por fim, ler imagens e decifrar seus enigmas, no que toca aos aspectos discursivos. Voltei, com certeza, voltei para casa enriquecido com uma experiência feliz de aprendizagem que as alunas-oficinandas me ofereceram, num jogo de memórias, afetos, imagens, sequência, lógica, dos sentidos do texto à significação pessoal. Daí, a mudança de título: Caiu no livro é feixe... de imagens e ideias.

E aqui está a apresentação de apoio à oficina com as referências visuais e as citações para demarcarmos a trilha conceitual do trabalho proposto. Os livros de imagem de autores contemporâneos mostrados integralmente aqui comparecem apenas em cinco pranchas. Além de A borboleta, de Taisa Borges (2009) e A visita, de Lúcia Hiratsuka (2010), as turmas da manhã e da tarde diferentemente viram e leram Ida e volta, de Juarez Machado (1976), Outra vez, de Angela-Lago (1984), Branca, de Rosinha (2004), e Vento, de Elma (2008).

* Na transposição para o formato vídeo, perderam-se os efeitos de fusão e outras animações para entrada de textos, diagramas e imagens :( Na trilha incidental, ouvimos "Védj Meg!", com o grupo Nox (Hungria) CD Bűvölet (2003). Trilha incidental: Readers! Do You Read? (Chris Zabriskie). Fonte: YouTube.

** A sequência “4 Domingos” do filme Nós que aqui estamos por vós esperamos, de Marcelo Masagão (1998), pode ser vista em sua edição original no fragmento on-line, entre 5:02 e 7:25. No entanto, vale a pena ver o documentário desde o início.

4 comentários:

  1. PETER,
    Tudo perfeito!

    Os vídeos de apoio às suas
    oficinas são encantadores.
    Lendo seu texto e assistindo
    ao vídeo, pude avaliar que
    a oficina possibilitou aos
    participantes um contato
    fantástico com os livros de
    imagens e os seus autores.
    Parabéns!
    Cristina Sá do blog
    http://cristinasaliteratura
    infantilejuvenil.blogspot.
    com

    ResponderExcluir
  2. Fantástico! Essa oficina precisa vir correndo para Florianópolis.

    ResponderExcluir
  3. Peter, que emoção ler você. Obrigada por oferecer luz e caminho...Paula

    ResponderExcluir
  4. uma apresentação sensibilizadora,Peter,gostei.

    ResponderExcluir