sexta-feira, 1 de setembro de 2017

livro cheio de encanto e musicalidade

Resenha || Uma noite para João e outros poemas,
por Nilda de Souza, para o blog Garagem Blue Cult.


Nos últimos tempos tem sido maravilhoso poder ler livros infantis. É incrível como histórias tão curtas podem nos tocar de uma forma tão especial. O último que me embalou em suas páginas foi Uma noite para João e outros poemas, livro cheio de encanto e musicalidade.

Uma noite para João e outros poemas nos transporta para o ambiente musical das festas juninas. Eu tenho uma forte ligação com essas festas, com os festejos dos santos no interior no Nordeste, mesmo eu não sendo uma pessoa religiosa. Eu cresci frequentando quermesses. Por isso os poemas me transportaram para um lugar colorido e cheio de canções.


Poesia e cultura popular: Uma noite para João e outros poemas 

Uma noite para João e outros poemas contém 15 poemas, em cada um vemos a imagem de João. O João, personagens históricos do cristianismo, se confunde com um outro João, o menino. Ainda há outros meninos: Pedro, José e Marçal.

O que eu mais gostei em Uma noite para João e outros poemas é que ele é repleto de imagens, fantasia e sensibilidade. Por fim, preciso dizer que as aquarelas da Sandra Jávera são tão lindas. O azul provoca uma imersão no mundo das quermesses, das crenças papulares, conjugando maravilhosamente com a simbologia dos poemas.



Uma noite para João e outros poemas é um livro para os pequenos se deleitarem com poesia de qualidade e, claro, terem contato com nossa rica cultura popular. E não pense que esse é um livro que os seus filhos não vão entender, por acreditar que a poesia é difícil. Pois saiba que a poesia é uma linguagem que toca as crianças sensivelmente, por ter características próprias que contribuem na construção e reconstrução do mundo dos pequenos leitores.

Uma noite para João e outros poemas é mais um livro que vou indicar para todos. 


Fonte:
www.garagembluecult.com/2017/09/01/resenha-uma-noite-para-joao

Nenhum comentário:

Postar um comentário