Maria Amélia Jannarelli, para o Instagram no blog do livrinho
O Bartolo Burtopelo foi um dos nossos achadinhos na Feira Miolo[s]... ali, enquanto eu folheava o livro rapidamente, tentando evitar que um dos filhos rasgasse os livrinhos expostos e que o outro usasse o carimbos à venda na banca vizinha (enquanto o marido avisava que eles estavam causando ~ ahn, sério!?), o que me chamou a atenção foi o fato de o menino da história pedir pra sair da casa e ir fazer xixi, enquanto o bicho-papão amarra seu pé com uma corda pra evitar a fuga - estou estudando loucamente a chapeuzinho vermelho, e essa era exatamente a artimanha da menina pra escapar do Lobo nas versões folclóricas e orais do século XVII (foi Perrault que deu um fim trágico pra história, mas isso é assunto pra outro post!). Pois bem, ontem à noite eu e Otto pudemos ler com calma, deitadinhos, aconchegados, na luz do abajur... e foi MUITO DIVERTIDO! Tudo bem que o pequeno estava especialmente de bom humor, e também especialmente peguntadeiro: o que é isso? Ele é um monstro? Mas ele tem cara de bonzinho! Pão picado? Toicinho? Ah, café aguado? Onde já se viu? Hahahah!!! Xixi no pé? Eca!... e assim foi!
Pra mim, a adulta (será!?) dessa relação, a diversão ficou por conta de identificar os pontos-chave da narrativa maravilhosa, das informações do colofão, que entregam a tiragem mínima, o tipo do papel da capa e recheio, da dica que pode vir por aí a trilogia do Bartolo (cês já repararam que a última moda nos livros ilustrados é a trilogia?)... da ficha catalográfica (sim, eu me divirto com essa parte também!) engraçadinha (1. Literatura infantil. 2. Como fazer miga de pão?) - quer mais capricho que pensar nas informações da ficha catalográfica? Sério, fiquem de olho no coletivo BabaYaga, casa de gente bamba!
#pequenotesouro #petitlecteur #artedolivro #petitlivre #pequenoleitor #pensandolalij #lij #livrinho #blogdolivrinho #bichopapao #monstro #contosdefadas #kidlit #kidsbooks #livroalbum #livroilustrado #livroinfantil #babayaga #casababayaga #peterosagae
P.S. Lá vai nosso Bartolo Burtopelo, com as ilustrações de Suryara Bernardi (BabaYaga, 2016), entre outros livros que Maria Amélia (blog do livrinho) encontrou no espaço da miolinho(s) durante a Feira Miolo(s) realizada na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, no dia 11 de novembro. Obrigado pelo carinho! Que leitura séria e divertida! Na foto, vemos também a capa de Acqua Alta, de Nik Neves, uma narrativa visual que comento [aqui].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Brincando com Elias José
(9)
Cápsulas de Colagem com Sônia Magalhães
(8)
CILELIJ2010
(7)
Debates e bate-papos
(15)
Depoimentos e Entrevistas
(10)
Dobras da Leitura O'Site
(7)
Em boa companhia e fotos
(21)
minutos mínimos
(3)
Na Mídia
(14)
Oficinas
(11)
Palestras
(7)
Pensando a Leitura
(10)
Pesquiso e Pesco
(6)
Picada Café
(5)
Porto Alegre
(6)
rádio-lembranças
(3)
Revista Crescer
(5)
Rio de Janeiro
(2)
Sobre Livros de Imagem
(8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário