sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ontem...



Vídeo contendo a apresentação de apoio à minha fala, no evento
LIVRO-IMAGEM: O QUE HÁ PARA LER, mesa redonda proposta e organizada por Mayara Menezes Moinho e Eugênia Gabriela Souza e Silva. Realização: Com-Arte Júnior (ECA-USP). Convidados: Isabel Coelho, Luciano Guimarães e Peter O'Sagae. Em São Paulo, 5 de maio de 2011.

Meu objetivo foi, primeiramente, mostrar três obras bastante exemplares na questão do livro-imagem no Brasil: da linha narrativa à simultaneidade de múltiplos enredos; a metalinguagem e a leitura do suporte material. Depois, três diferentes propostas como tento-tento-tento classificar: o livro de imagem descritivo-informativo, livro de imagem rememorativo e o livro-imagem narrativo. Por fim, num terceiro momento, a descentralização do olhar e a parataxe poética visual... Percurso com Ida e volta, de Juarez Machado (1976), Outra vez, de Angela-Lago (1984) e Noite de cão, de Graça Lima (1991); Onda, de Suzy Lee (2008), Zoom, de István Banyai (1995), menção aos trabalhos de Rui de Oliveira e Taisa Borges; O cântico dos cânticos, de Angela-Lago (1992).

2 comentários:

  1. ..sou apaixonado por narrativas visuais...parece ki meus olhos até ficam mais coloridos!!! hehe...amo os livro-imagem!!! amo de paixão!!!

    abraços!!
    Boa Leitura!!

    BiLL

    ResponderExcluir